5 motivos importantes para se fazer um curso técnico

Como a Educação de Jovens e Adultos pode mudar a sua vida?
23 outubro, 2018
Como ter uma viagem inesquecível?
17 dezembro, 2018

5 motivos importantes para se fazer um curso técnico

“O que você quer ser quando crescer?”, muitas vezes essa pergunta fica martelando na cabeça de muitas pessoas por muito tempo. Mas o que fazer quando não se sabe o que fazer?

Não existe uma fórmula pronta para descobrir qual o seu caminho, cada ser humano tem suas particularidades que o levam a ter ou não sucesso na escolha de sua carreira. Porém, para lhe orientar nessa decisão, vamos apresentar uma das diversas possibilidades que você tem para se tornar um profissional de sucesso. Conheça alguns motivos importantes para se fazer um curso técnico no próximo ano.

1 – Torne-se um profissional em menos tempo

Deixe o tempo a favor do seu futuro.

Em média, os cursos técnicos duram dois anos, enquanto uma graduação dura no mínimo quatro anos dependendo da área escolhida. Portanto, os cursos técnicos tornam-se um caminho mais curto para conseguir a inserção rápida no mercado de trabalho. Após isso, optar por uma graduação tendo uma renda fixa aumenta ainda mais a sua produtividade durante a nova jornada.

2 – Ensino Médio x Ensino Técnico

Diferente da graduação que exige uma certificação do ensino médio completo, alguns cursos técnicos podem ser feitos por jovens que ainda estejam concluindo a escola. Essa é uma oportunidade para eles conseguirem duas certificações importantes para a sua vida, ou seja, o aluno já sai com a certificação do ensino médio e técnico completo. Para quem consegue cursar essas duas modalidades ao mesmo tempo, com certeza está ganhando bastante tempo no futuro.

3 – Seja um profissional aos 18

Os jovens estão se capacitando cada dia mais.

Muitos jovens de hoje, felizmente, estão se importando em se tornar profissionais capacitados ainda bem cedo. Pensando nisso, muitos acabam optando por fazer um curso técnico e agregar esse grande diferencial ao seu currículo. Essa é uma oportunidade de começar a busca por um emprego com uma bagagem grande de conhecimentos e habilidades.

4 – Postura profissional

Um desafio grande de algumas empresas é encontrar um profissional que tenha uma postura profissional correta, ou seja, que desempenhe suas funções e habilidades de forma ética. A experiência no curso técnico proporciona aos estudantes um melhor preparo para encarar o mercado de trabalho, não apenas com os conhecimentos e habilidades adquiridos, mas principalmente em relação a mentalidade e maturidade para lidar com alguns aspectos da vida profissional. Nesse caso, a empresa adquire profissionais capacitados para trabalhar em equipe, que tenham compromisso, responsabilidade, ética e postura profissional.

5 – Complementação ao Ensino Superior

O ensino técnico não existe para competir com o ensino superior, muito pelo contrário, ele deve ser visto como um complemento de conhecimentos. Essa modalidade de ensino sendo feita posteriormente a graduação ajuda o futuro profissional a escolher sua área de interesse, experimentando e vivenciando tudo sobre a opção escolhida antes de apostar em um curso de graduação que precisará de um maior investimento de tempo para a formação. Ainda mais, o técnico ajuda a agregar diversos conhecimentos para serem levados direto para a graduação.
As duas modalidades seguem com o intuito maior que é, melhorar a atuação do profissional no mercado de trabalho.

Esteja sempre em busca de conhecimentos novos.

Bônus

Além desses diversos motivos para se fazer um curso técnico, devemos também destacar que esse tipo de modalidade é uma ótima escolha para o profissional que já está inserido no mercado de trabalho e busca reinventar sua carreira. O êxito profissional não está apenas ligado a formação no ensino superior, e sim com a reciclagem dos conhecimentos, as experiências, e principalmente as habilidades que são adquiridas e que só você consegue executá-las com tamanho profissionalismo.

Acabamos de perceber que esperar a solução certa é apenas perda de tempo, não é mesmo? Por isso é necessário verificar todas as possibilidades e começar a tomar decisões que sejam corretas para o seu futuro, e que possam lhe ajudar no crescimento pessoal e profissional. Tudo começa com uma escolha, então o que acha de conhecer um dos nossos cursos técnicos e ver com qual se identifica mais?

Gostou do nosso artigo de hoje? Aproveite para continuar lendo sobre o nosso ensino técnico e conheça 5 dicas incríveis para se escolher um curso técnico. Se você achou interessante nosso artigo e quer mais dicas como esta, siga-nos no FacebookInstagram e deixe sua sugestão de tema.

//]]>