Qual a diferença de um curso técnico para a graduação?

Como ter uma viagem inesquecível?
17 dezembro, 2018
5 dicas indispensáveis para começar o ano letivo
15 janeiro, 2019

Qual a diferença de um curso técnico para a graduação?

A partir do momento em que você pega o diploma do ensino médio, várias dúvidas começam a surgir, dentre elas vem a famosa frase “o que eu vou fazer agora?”. Para algumas pessoas é bastante fácil fazer escolhas, para outras é a mudança de uma vida. Cada opção que surge tem um objetivo importante, conhecer as oportunidades ajuda bastante a eleger a melhor escolha para o seu futuro. Desta forma, é mais assertivo a continuidade de seus estudos, aumenta a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, e reduz a chance de futuros arrependimentos.

No entanto, muitas pessoas se encontram na dúvida entre escolher um curso técnico ou uma graduação, nesse caso enquanto o técnico tem um tempo menor de duração e é mais rápido ingressar no mercado de trabalho por meio dele, a graduação acaba se tornando uma opção de longo prazo, porém com retorno financeiro maior.

Confira a seguir, o que cada nível de ensino pode oferecer para a sua formação:

– Curso Técnico

Esses cursos se caracterizam pela sua curta duração, que vai de 11 a 18 meses, e para cursá-los você pode estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Na escala da evolução acadêmica, eles ocupam um nível intermediário entre o ensino médio e o superior.

O maior foco dessa modalidade, é oferecer a capacitação rápido ao aluno para que ele possa ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida. E como seu objetivo é esse, o curso todo é voltando principalmente à prática da área escolhida. Atualmente, o técnico é uma opção mais viável economicamente, pois não solicita um investimento financeiro tão alto.

O técnico é uma escolha rápida para entrar no mercado de trabalho.

– O que um curso técnico oferece ao estudante?

Quem continua na dúvida entre escolher uma graduação ou o curso técnico precisa entender que ambos agregam conhecimentos à sua vida de forma diferenciada. Enquanto a graduação oferece um conhecimento de maior abrangência, o curso técnico prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho apenas na área escolhida pelo mesmo. A grade curricular acaba se tornando mais resumida, por isso promove uma formação em curto prazo e é voltado totalmente para a prática profissional.

– Graduação

Para começar um curso superior é necessário que o aluno tenha completado seus estudos, e também tenha feito um vestibular. Lembrando que muitos dos melhores cursos superiores do Brasil aceitam a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em substituição ao vestibular. No curso superior também a duração dos estudos é maior, porque é bastante enfatizada a teoria da área escolhida. Além disso, o tempo maior de estudo acaba agregando maiores valores e possibilidades de conhecimento da sua futura profissão.

Quando comparado ao ensino técnico, a graduação cobra um pouco mais do financeiro de seu aluno, porém o retorno ao final do curso é bem maior.

A graduação oferece um retorno financeiro maior.

– O que uma graduação oferece ao estudante?

Escolher adentrar em uma faculdade representa um novo início a vida do estudante, pois no ambiente acadêmico o aluno irá conseguir produzir e aprofundar os conhecimentos na área escolhida. Pesquisas e estudos são realizados dentro do campus da faculdade, por isso sempre há programas de iniciação cientifica e outros incentivos para quem pretende se dedicar à futura profissão e começar uma vida acadêmica exemplar dentro deste espaço.

Mas… qual caminho eu devo seguir?

Pense bastante antes de tomar uma grande decisão.

Mesmo mostrando a diferença entre ambos e os benefícios e vantagens, escolher uma das duas modalidades é uma decisão totalmente sua. É importante pensar no que você quer fazer em seu futuro, se vale a pena começar por um ou por outro. Lembre-se que em momento algum essas modalidades tornam-se rivais no meio do caminho, pelo contrário, elas podem se completar e agregar valores riquíssimos em sua jornada!

Não esqueça que o mais importante entre o ensino técnico ou a graduação, é seguir o que você gosta e se sentir realizado em seus estudos e carreira. Agora que você já tem meios suficientes para tomar sua decisão, o que acha de descobrir 5 motivos importantes para se fazer um curso técnico.

E se você quer saber ainda mais sobre o assunto, continue em nosso blog e Conheça os benefícios de ser um profissional técnico. Achou interessante o nosso artigo? Continue nos acompanhando em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e receba mais dicas como esta.

 

 

//]]>