5 dicas para ser um ótimo profissional de Gestão e Negócios

5 dicas para ser um ótimo profissional de Gestão e Negócios

Por Jean Santana

A cada dia nos deparamos com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, o que por consequência leva os profissionais a buscarem formas de não só conquistarem uma oportunidade de emprego, mas de mantê-la. Segundo uma pesquisa realizada pela Revista Você S/A, 87% das pessoas são desligadas por comportamento.

É preciso mais do que somente formação e experiência, são necessárias atitudes positivas e colaborativas para que desta forma o ambiente de trabalho torne-se um lugar agradável a todos, para que todos realizem suas atividades para gerar resultados para a empresa. Listamos algumas das atitudes que facilitam a criação deste ambiente saudável para todos:

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1 – Seja exemplo

Um bom profissional de gestão deve levar em consideração que seu principal objetivo é alcançar resultados. E convenhamos que time nenhum ganha campeonato sozinho, certo? É preciso ter ao lado pessoas que enxerguem em você o exemplo de autocontrole e autoconfiança, ter a credibilidade de sua equipe de trabalho tornará os resultados muito fáceis de serem alcançados.

Um bom líder sabe como orientar sua equipe.

O líder que conquista a admiração e respeito de seus liderados, tem em suas mãos um time de profissionais dispostos a arregaçar as mangas e vestir a camisa da empresa.

2 – Oriente e motive seus liderados

Você já teve experiências onde seus superiores cobravam resultados todos os dias, mas nunca sentaram com os funcionários para verificar quais eram as dificuldades ou quais recursos lhes faltavam? Pois é, saiba que esta situação não é tão isolada, muitos “chefes” agem desta forma e não levam em consideração que estão lidando com pessoas.

A orientação e a motivação são pontos chave para gerar excelentes resultados, pare para pensar quantas pessoas simples e que muitas vezes não possuem os melhores recursos produzem produtos e serviços maravilhosos? Ter as melhores ferramentas, máquinas e equipamentos não garantirá o progresso da sua equipe, se a mesma não estiver bem orientada e motivada para alcançar os resultados.

3 – Participe e se envolva com a equipe

Outro erro comum das pessoas em posições de liderança é achar que sua responsabilidade está somente dentro de sua sala de “chefe”, quando na verdade sua participação e envolvimento junto à equipe é essencial no cotidiano.

O líder precisa estar envolvido em todos os processos organizacionais, precisa conhecer as pessoas com quem trabalha, a forma como trabalha, sua empresa, seus colaboradores, seus clientes, seus fornecedores, seus concorrentes, com isso você conseguirá ter excelentes vantagens competitivas no mercado de trabalho.

4 – Comunique (fale e ouça)

Se comunicar com todos ajuda na liderança.

Já dizia Chacrinha um dos maiores comunicadores do Brasil “quem não se comunica se estrumbica”, talvez a palavra estrumbica não faça tanto sentido a priori, mas acredite milhares de empresas enfrentam problemas por falta ou falha de comunicação. Prazos são perdidos, atividades atrasam, clientes e vendas são perdidas, máquinas, equipamentos e produtos apresentam avarias, acidentes de trabalho aumentam e a falta de engajamento reina na organização o que consequentemente refletirá em seu caixa.

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Em uma simples pesquisa no Google, a palavra Estrumbica tem como significado: “É um neologismo popularizado por Abelardo Barboza, o Chacrinha, que tem como significado “Se dar mal”, “Se enrolar”, “Se complicar”, “Emaranhar-se em problemas”.

Agora sim deu para entender a importância de falar e ouvir seus subordinados, são eles que executam as atividades todos os dias e ninguém melhor que eles para sugerirem melhorias para os processos e métodos de trabalho.

 5 – Incentive o bom relacionamento

O bom relacionamento é primordial entre um conjunto de pessoas, pense que o trabalho de seus subordinados são essências independente de cargos, funções e níveis hierárquicos. Incentivar o bom relacionamento entre as pessoas é uma responsabilidade que deve ser praticada todos os dias, problemas de relacionamento devem ser resolvidos rapidamente, buscando sempre o sentimento de justiça e honestidade entre os membros.

Quando as pessoas trabalham unidas e possuem uma boa relação, quebramos o clima de competição entre a equipe e direcionamos a competição ao mercado e aos concorrentes.

O trabalho em equipe é importante para o êxito.

Queremos lembrar a importância de praticar essas dicas em seu ambiente de trabalho, independente do seu nível hierárquico e área que atua, pois elas se aplicam a todas as organizações. Com toda certeza essa também não é uma formula mágica para alcançar o sucesso organizacional, mas ajudará a impulsionar sua organização num caminho crescente de melhoria.

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Até breve!