É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho

É hora de dar atenção à saúde mental no trabalho

Passamos pelo menos metade do dia em nossos trabalhos, ou seja, convivemos mais com colegas de setor do que com nossa própria família. Mas, isso é saudável para você? Alguma vez, já se sentiu estressado ou sobrecarregado durante sua rotina no trabalho? Continue sua leitura conosco e vamos conversar sobre como podemos melhorar a sua saúde mental durante suas atividades diárias.

Atualmente, a saúde mental no trabalho tem preocupado diversos gestores e coordenadores de RH, dos mais variados ramos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a perda de produtividade dos colaboradores está sendo gerada por uma forte onda de depressão e ansiedade. Além disso, estima-se que em todo mundo, 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, e um dos fatores mais apontados para desencadear isto, são as políticas inadequadas de segurança e saúde dentro de uma empresa.

Mas como eu posso melhorar isso?

Dar atenção somente para aqueles colaboradores que demonstrarem mudanças no comportamento não é a solução! Para que seja gerado um impacto positivo na organização, é necessário implementar na empresa um programa de saúde mental que atenda a todos.

Um dos primeiro e principais passos, é entender sobre a saúde mental de seus colaboradores. Assim, é possível conhecer quais as principais medidas a serem tomadas de acordo com o perfil de cada pessoa. Durante todo este processo, a tecnologia faz uma grande diferença, porque é um meio de que o funcionário possa preencher um questionário ou fazer uma autoavaliação de forma rápida.

É importante para a organização saber não somente sobre a saúde física dos seus colaboradores, como também da saúde mental. Isso facilita no combate a prevenção, criar medidas em caso de casos mais graves, e ajudar no aumento da produtividade da equipe.

Uma pausa é sempre necessária

Relaxe por pelo menos 5 minutos.

Uma atividade simples, mas que faz total diferença no cotidiano do colaborador, é adicionar pausas durante sua jornada de trabalho. Essa prática é muito importante para evitar o esgotamento mental. Portanto, é importante verificar a rotina de cada colaborador e não sobrecarregá-lo de atividades, só porque deve cumprir a meta do dia.

Faça uma avaliação inicial, se é necessário adotar pausas de 5 a 10 minutos, a cada 2 ou 3 horas ou outros horários mais adequados a rotina. Também seria bom fazer uma pesquisa interna, para que o colaborador possa expressar sua opinião sobre a iniciativa, e colocar sugestões.

Crie um ambiente mais saudável

Manter uma boa saúde mental é viver em um bom ambiente, ou seja, a empresa precisa criar e manter uma cultura de proporcionar um melhor conforto para todos os colaboradores.

Um ponto importante, é que os gestores passem a adequar à instituição todos os critérios necessários para se obter bem-estar no trabalho. Alguns exemplos são: controle de temperatura; luminosidade; quantidade de horas trabalhadas; quantidade de tarefas, entre outros. Tudo isso irá ajudar a cultivar uma nova cultura na empresa, algo mais amigável e saudável para todos.

Estimule os cuidados mentais

Inserir a meditação no cotidiano de uma empresa vem sendo uma ação bastante efetiva nos dias atuais. O motivo é para que se diminua os impactos que as práticas rotineiras possam causar à saúde mental. O mindfulness, por exemplo, é uma técnica de combate a depressão e a ansiedade. Diversas pesquisas relatam que, a atenção plena pode ser melhorada caso seja praticado técnicas como esta, além de que isso ajuda a reduzir sintomas psicológicos e melhora na regulação comportamental.

Uma técnica capaz de expandir ainda mais sua mente.

Vimos que a saúde mental deve ser um dos principais temas a serem tratados dentro de uma organização, como diz o ditado: “mente sã, corpo são”. Por isso, insira novas metodologias que beneficie seus funcionários diariamente, com certeza isso trará grandes resultados para ambas as partes. E não esqueça, sempre use auxílio de uma boa gestão em saúde e também das novas tecnologias, e tudo isso será somente o início de uma grande mudança positiva.

O que achou do nosso conteúdo? Continue sua leitura e saiba Como o RH pode ajudar durante o tempo de pandemia. Além disso, fique em contato conosco através do nosso LinkedIn. Nos falamos em breve!