Você já ouviu a frase “Ah, você já passou da idade de fazer isso”? Ou até mesmo pensou “Eu já sou muito velho para tal atividade?”. Provavelmente, você já escutou e pensou essas duas coisas.
E é sobre isso que iremos conversar hoje. Deixando bem claro uma questão: você pode fazer o que você quiser, independente da sua idade, e isso deve prevalecer ainda mais se a sua vontade de crescer for profissionalmente.
Então, com isso, já podemos entender que não existe nenhuma idade limite para você mudar a sua carreira.
Saiba que você pode recomeçar a cada momento da sua vida, pode mudar de trabalho, iniciar uma nova carreira, começar um curso, mudar de cidade e diversas outras opções que a vida pode te dar.
Você está naquele trabalho que está te deixando infeliz? É a hora de tomar a sua decisão, mas com responsabilidade, você pode montar um plano B, sondar as suas vontades e ver as possibilidades de mudanças.
Mas entenda uma questão, você vai encontrar pessoas no meio do caminho que infelizmente, podem lhe dizer coisas negativas e que irão dificultar a sua mudança, portanto você tem que ser forte e não ceder a isso.
Leia também:
– Qual a diferença de um curso técnico para a graduação?
– Técnico x Tecnólogo: qual a diferença entre os dois?
Como conversamos acima, as dificuldades aparecerão, e as dúvidas irão surgir, e é nesse momento que você não pode abaixar a cabeça para os problemas.
Um dos principais pontos iniciais é olhar para si, e colocar no papel todos os seus sonhos profissionais, e pesar as áreas que você mais gosta e que se vê atuando com amor.
Outra parte principal: além de colocar no papel as áreas que você se identifica, também é importante saber se você tem conhecimento para exercitar aquilo, entender as suas qualificações e verificar se aplicam no seu novo momento.
Mas, e se você não tiver nenhuma habilidade para a nova área que você escolher? Já pensou nisso? Então, as coisas podem ser mais demoradas, pois você vai precisar se qualificar para mudar de ramo, e isso é maravilhoso, você vai adquirir novos hábitos, vai se esforçar mais, vai ter o brilho nos olhos, mas vai ser cansativo, entretanto tudo vai valer a pena.
Essa é uma parte muito importante, você vai sentir medo das mudanças, e as dúvidas vão começar a surgir, e os pensamentos negativos também.
E talvez nem tudo seja um mar de rosas, e você pode pensar que foi por um caminho errado, que suas escolhas foram precipitadas. Mas pensa bem, você já não estava em uma área que te fazia feliz, e se você realmente errar? Vai ter algum problema? Você precisa se julgar? Não, nada disso, e é exatamente isso que te faz querer se movimentar, os seus erros e acertos.
É uma nova carreira, você vai enxergar um mundo de perspectivas diferentes, e isso vai ser uma novidade, vai ser estranho para você, mas vai aprender a conviver com isso e ver outros caminhos.
Siga em frente e não tenha medo de transformar a sua vida.
As mudanças nem sempre significam algo ruim, mas sim, que a sua vida pode mudar e que você pode ser uma nova pessoa, tanto no rumo pessoal e profissional, até porque conhecimento nunca é demais.
Você já tem uma bagagem de conhecimentos e nada pode te impedir de querer ter novas conquistas. Busque o seu melhor e foque no que você quer.
Para te ajudar com suas escolhas, te convidamos a conhecer os 5 motivos importantes para se fazer um curso técnico.
Depois que terminar sua leitura, não esqueça de seguir a gente em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Boa sorte em suas escolhas!