Inclusão social em Cursos Técnicos

Inclusão social em Cursos Técnicos

Sabemos que a inclusão social no ambiente escolar é trabalhada ao longo dos anos e até hoje é um assunto bastante discutido pela sociedade. Por mais que seja notório, ainda sim muitas pessoas com deficiências não possuem acesso à educação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 25% de pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Depois de você conhecer esse dado, e caso seja estudante, pare e pense: quantas pessoas com deficiência possuem na sua sala de aula? Com quantas pessoas você já estudou que tinham algum tipo de deficiência?

Quais são as deficiências que existem?

Primeiro de tudo, precisamos entender que existe a deficiência congênita, a qual é desde o nascimento e a adquirida ao longo da vida. Talvez você nem conheça todas os tipos de deficiências, e aqui vamos listar cada uma:

– Deficiência Física ou Motora;
– Deficiência Mental ou Intelectual;
– Deficiência Visual;
– Deficiência Auditiva;
– Deficiência Múltipla.

Cada deficiência possui a sua particularidade, grau e diversas causas.

Inclusão é uma oportunidade!

Muitas pessoas pensam que por ser lei uma escola aceitar a matrícula de uma pessoa com deficiência, a inclusão é um ato de obrigatoriedade. Mas não é desse jeito, temos que enxergar com uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional do indivíduo.

E vamos além, tanto o aluno quanto o corpo pedagógico aprendem nesse processo, é extremamente importante lidar com situações diferentes, para que a escola aprenda a lidar da melhor forma possível e que o aluno se sinta confortável para obter conhecimento, e claro, respeitando a diversidade existente entre as pessoas.

Leia também:
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?
– Existe uma idade certa para mudar de vida profissional?

Como fazer a inclusão social acontecer em Cursos Técnicos?

A inclusão social deve ocorrer não somente em cursos técnicos, mas sim em todos os níveis da sociedade, e principalmente na área da Educação.

A partida deve ser feita por todos, e isso pode ocorrer com simples gestos, como: comentar sobre o curso e a importância de capacitar-se, dar apoio moral, ser positivo, conversar com os familiares e etc.

Agora como Instituição, o Centro de Ensino Literatus dispõe de toda qualidade para oferecer uma educação digna, portanto não pense que existe limite para as pessoas com deficiências, na escola não existe nenhuma diferenciação, todos recebem o ensino de excelência.

O Centro de Ensino Literatus está preparado para receber pessoas com deficiência?

Podemos responder essa pergunta de várias formas, mas a primeira opção é sim, o Literatus está preparado e possui qualificações necessárias para transformar a vida de quem mais precisa.

Possuímos toda a estrutura adaptada para receber e auxiliar os alunos com deficiência na hora da educação, seja deficiência motora ou auditiva.

As instalações da escola contam com rampas, elevadores e banheiros adaptados, já na sala de aula, disponibilizamos acompanhantes para os deficientes auditivos, quando há necessidade. Portanto, a escola sempre está de portas abertas para a educação de todos.

Espalhe o assunto!

Falar sobre a inclusão e como ela pode acontecer na área da educação é uma forma de ajudar essas pessoas que não sabem que podem estudar e ser um profissional de sucesso.

Por isso, converse com as pessoas ao seu redor, conte que existe a possibilidade de educação técnica para as pessoas com deficiência, e principalmente que elas não podem desistir dos seus sonhos.

Então, já sabe, né? Compartilhe esse texto com outras pessoas, para que todos tenha essa informação e que possam ajudar de alguma forma a vida educacional de alguém.

Estamos abertos aqui para conversar, pode nos procurar no Facebook e Instagram que estamos sempre on-line para você.

Até a próxima.