Por Keith Bárbara
Hoje, reunimos aqui alguns tópicos importantes para que você conheça quais requisitos avaliativos são observados pelo recrutador. Então se você receber alguma ligação de empresa, chegou a hora de se preparar para este momento e eliminar as perguntas clássicas como: “E agora? Acabaram de me ligar para uma entrevista amanhã às 08h e eu não sei o que devo ou não fazer ou falar!”.
Continue sua leitura e arrase nos seus futuros processos seletivos.
Você deve pensar quais motivos reais que te fizeram estar ali para lutar pela vaga em questão. A coerência e clareza são ótimas aliadas para que você se saia bem durante a entrevista, por isso tenha suas ideais, expectativas e objetivos muito bem alinhados com o que a vaga está te oferecendo.
Falar de forma mais técnica demonstra que você tem conhecimento sobre a área e isso pode te favorecer.
Dica: tenha muito cuidado para não entrar em contradição e acabar se complicando ao decorrer do processo.
Assuntos relacionados:
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?
– Saiba como investir em seu currículo
Ter o desejo de querer a vaga não é o suficiente para que você a consiga. É preciso que você externalize esse desejo para que o recrutador veja que você realmente quer ser aprovado. O entusiasmo ao falar, ao se posicionar e sua postura corporal quando usados corretamente, formam um combo plus+ para a tão sonhada aprovação.
Dica: evite falar “quero muito a vaga porque preciso de dinheiro”, ao invés disso diga: “eu quero essa vaga, pois tenho certeza que irei contribuir de forma significativa com os meus conhecimentos para com a equipe e que irei aprender muito com todos os desafios que aparecerão no dia-a-dia…”, sempre discursos voltados para o profissional e não para o pessoal.
Se dê o trabalho de fazer seu currículo e saiba cada vírgula e ponto que está nele, pois ao ser questionado sobre suas formações, experiências anteriores, cursos realizados e afins, é importante que você saiba falar e explicar com clareza e coerência o que o recrutador está perguntando.
Para algumas pessoas isso é quase impossível, pois ficam muito nervosas e não conseguem dormir direito. Um ótimo aliado para ter uma boa noite de sono é evitar comer algo muito pesado durante a noite, o que pode acabar impedindo você de dormir bem. Aparecer com “cara de ontem” e bocejar durante a entrevista não é bom, cuide do seu marketing pessoal.
O autoconhecimento é um processo que demanda tempo e cada pessoa tem o seu. Você deve observar a maneira como você age em determinadas situações, explorar suas possibilidades para descobrir suas limitações e seus gostos, analisar seu comportamento em situações de pressão, reconhecer seus valores e o que você tem de melhor para oferecer ao mercado!
Esteja preparado, pois te ajudará a responder algumas perguntas como: “Quem é você? O que você gosta e o que não gosta? Qual sua maior qualidade? Qual seu maior defeito ou um ponto a melhorar? Onde você quer estar daqui a 5 anos?”. Além destas, esteja pronto para responder várias outras perguntas que podem surgir durante a entrevista.
E aí? Viu como o planejamento para se preparar para uma entrevista é importante? São muitos detalhes, eu sei, eu sei. Calma, respira, vai dá tudo certo no final!
Dedicando um tempo do seu dia para estudar sobre a empresa, treinar na frente do espelho sua apresentação e seus gestos, te ajudará a diminuir o nervosismo e a ansiedade para que você consiga ouvir a seguinte frase: “Parabéns, você foi aprovado! A vaga é SUA”.
Agora que você já sabe como se comportar em uma entrevista de emprego, chegou a hora de conhecer os 5 erros ao elaborar um currículo, não perca essa oportunidade de adquirir um conhecimento novo.
Aproveite e entre em contato conosco em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e vamos trocar experiências.
Até logo!