Você faz bom uso das redes sociais?

Você faz bom uso das redes sociais?

Estamos vivendo em um novo tempo, isso não se pode negar. Então, vou começar essa conversa com um questionamento: você conseguiu acompanhar a evolução do seu tempo? Atualmente, o uso das redes sociais tem crescido fervorosamente, são diversas opções onde você tem a oportunidade de expor informações profissionais e pessoais. É inegável que hoje em dia, você precisa ter pelo menos uma conta criada em alguma das redes sociais.

Mas, o ponto principal da nossa conversa hoje é: você está conseguindo utilizar essas redes ao seu favor? Continue sua leitura conosco e vamos fazer um checklist do que você vem fazendo ou não em suas redes.

De olho em suas informações pessoais

Quando criamos uma conta em uma rede social, a tendência é se animar e falar demais, ou expor tudo aquilo que se vem fazendo. Não estamos generalizando, mas no mundo que vivemos, você acaba se deixando levar pela era digital. Porém, chegamos com um super alerta! Tenha cuidado ao divulgar informações muito pessoais sobre você, como seu endereço ou até mesmo documentos. Isso é algo totalmente desnecessário e perigoso, lembre-se que existem pessoas ruins esperando apenas um deslize seu.  

Alerta textão!

Se você é uma pessoa que costuma seguir páginas que divulgam textos de ódio ou de ofensas, ou até mesmo você é essa pessoa, a dica que deixamos hoje é: pare! Se você está em busca de um emprego, não pense que o recrutador pode deixar passar essa informação sobre você, hoje em dia devemos estar preparados para diversas situações. Se você tem um perfil no Facebook por exemplo, acha mesmo que o recrutador não vai lhe procurar por lá? Então, preste atenção na hora de compartilhar ou criar um textão.

Mas, você pode se perguntar: quer dizer que eu não posso mais expor minhas opiniões? É claro que você pode, porém de uma forma direta, concisa e sem ofensas a ninguém.

Leia também:
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?
– 5 aplicativos que ajudam na hora dos estudos

Cuidado com a selfie

Você faz parte da turma que registra tudo? Desde tirar foto do café da manhã, até mostrar o shake da noite? Se você faz parte desse grupo, aqui vai outra dica: evite fotos constrangedoras. Sério, pode até ser engraçado na hora, mas você imagina como isso pode viralizar de forma negativa? Quer ter sua imagem veiculada a algo ruim para sempre? Então, pense bastante antes de postar alguma foto na internet, até mesmo porque é a sua imagem que está indo para a rede, podem fazer o que quiser com ela.

Erros de português

Quem nunca errou ao escrever um texto que atire a primeira pedra! Porém, você precisa ter atenção quando for expor alguma opinião ou até mesmo escrever uma mensagem de aniversário nas redes sociais. Já pensou, o recrutador entra no seu perfil no LinkedIn e encontra diversos erros ortográficos, que pensamentos ele vai ter de você? Por isso, preste bastante atenção na hora de expor algo nas redes sociais. É claro que você não precisa ser o mestre da escrita, mas tenha atenção redobrada na hora de expor suas opiniões.

Não seja barraqueiro

Vou usar deste termo popular para dizer: não entre em discussões!

Mas você pode falar que isso é uma forma de se expressar, e eu digo que não, não é! Essa é uma forma de registrar que você aparenta ser uma pessoa explosiva e que gosta de viver em constante conflito. Isso é bom para você? Não. Além de afetar o seu estado psicológico, profissionalmente falando, isso é uma forma de ser mal visto no mercado de trabalho. Acha que uma empresa vai escolher entre você, que prefere trocar textos de discussões na internet, ou aquela pessoa calma que sabe se impor quando chamada?

Sua vida não é só as redes sociais

Tire um tempo offline.

Sabia que existe um mundo real esperando por você? Por isso, é sempre bom estar atento ao quanto a internet pode estar ocupando o espaço real da sua vida. Isso mesmo, é bom pensar se você passa mais tempo logado ou tendo experiências e criando memórias com seus amigos e familiares.

É real que o número de usuários das redes sociais nos últimos anos cresceu exponencialmente, principalmente agora com a pandemia que estamos vivendo, encontrar uma distração virtual se tornou comum na vida de diversas pessoas. Porém, acredite que existem outras opções de distrações para serem seguidas, por exemplo: fazer um curso on-line; ler; ouvir música; aprender um novo idioma; cozinhar; pintar, entre outros.

Viu? Existe um mundo de possibilidades te esperando! Se por acaso você estiver seguindo o contrário de tudo o que falamos aqui, é hora de parar, pensar e analisar tudo o que você vem postando em suas redes sociais. Lembre-se, isso pode não fazer bem para o seu lado pessoal e profissional. Tenha cuidado e use as redes sociais sabiamente!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar conectado ainda mais conosco? Então continue sua leitura descobrindo os 5 benefícios de ler diariamente.

Siga a gente em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Teclamos em breve! Até mais.