Você sabe tudo sobre o Técnico em Enfermagem?

Você sabe tudo sobre o Técnico em Enfermagem?

Ao escolher um curso técnico, é necessário no mínimo pesquisar e saber mais sobre sua futura área de atuação. Por isso, hoje vamos falar sobre um dos cursos mais procurados por todos no momento. O técnico em enfermagem com certeza é uma das áreas mais conhecidas e necessárias para a nossa sociedade, diferente do que muita gente fala, esse curso não é só para o público feminino que não conseguiu passar em Medicina, e sim é um curso para quem gostar de cuidar de gente.

Continue sua leitura e descubra mais a fundo sobre essa área que é tão linda e importante.

Desde o passado até os dias de hoje

Para quem não sabe, a Enfermagem é umas das profissões mais antigas que existem. Ter alguém para cuidar das pessoas foi sempre necessário, e isso veio evoluindo ao passar dos anos. Por muito tempo, esse ato de cuidar foi atrelado às crenças religiosas, sendo exercida sem muitos conhecimentos científicos, porém sempre com o grande objetivo de curar as pessoas.

Porém, foi somente no século XIX que a italiana Florence Nightingale deu início à Enfermagem moderna ao fundar a primeira escola de Enfermagem, junto ao Hospital St. Thomas, na Inglaterra. A partir daí a Enfermagem veio crescendo e se desenvolvendo ao passar dos séculos.

Assuntos Relacionados:
– O que fazer depois de terminar o Curso Técnico em Enfermagem?
– A importância da Especialização para o Técnico em Enfermagem

Hierarquia da Enfermagem

Na área da Enfermagem é muito comum as pessoas trabalharem em equipe, pois é praticamente impossível uma pessoa só exercer diversas funções ou cuidar de vários pacientes ao mesmo tempo. Nesse caso, a divisão de trabalho é necessária para que qualquer hospital ou unidade de saúde possa funcionar da melhor forma possível.

Então, os técnicos em enfermagem nunca trabalham sozinhos, eles contam com o auxílio muitas das vezes de um Auxiliar de Enfermagem. E esse grupo responde a um Enfermeiro responsável, que consequentemente também possui ajuda de um médico que esteja de plantão no momento.

É necessário que cada um saiba respeitar a hierarquia, pois as responsabilidades são distribuídas de acordo com seus conhecimentos e competências para exercer tais funções.

Você por ir além dos hospitais

Quando se pensava na profissão de Técnico em Enfermagem, a única possibilidade de trabalho seria em hospitais, mas ao decorrer dos anos isso foi mudando. Hoje, existem diversos campos e áreas de atuação para quem se forma nesta área.  Dá uma olhada em algumas oportunidades que o mercado de trabalho oferece:

– Home Care: o enfermeiro cuida do paciente em sua própria casa;
– Docência: é possível dar aulas sobre sua área de atuação;
– Enfermagem do Trabalho: realiza atendimento ambulatorial em empresas e implementa ações de prevenção de doenças;
– Instituições de Ensino: algumas instituições oferecem atendimento ambulatorial para alunos.

Essas são apenas algumas das oportunidades que trouxemos para você, então fique atento as diversas opções disponíveis no mercado de trabalho.

Controle Emocional

É necessário saber separar a vida profissional da pessoal.

Querendo ou não, essa é uma profissão que você sente um desgaste emocional muito grande, e você precisa ter controle de suas emoções para poder fazer o seu trabalho. O dia a dia de um técnico pode exigir muito do profissional, e isso não é apenas ocasionado pelos plantões ou quantidade de trabalho. Quando se lida com pessoas passando por graves problemas de saúde, por exemplo, sempre tem o risco do profissional se envolver emocionalmente e sofrer com o desfecho do quadro do paciente, que infelizmente não tem forças para enfrentar a doença.

No caso, é imprescindível ter controle emocional para enfrentar os desafios da rotina profissional, sempre com serenidade e sem deixar que nada prejudique o trabalho. Também é muito importante saber separar a vida profissional da pessoal, para não levar problemas ou preocupações para dentro de casa.

É preciso vocação!

Vocação é algo que você precisa ter ao escolher qualquer profissão, com o Técnico em Enfermagem não é diferente, na verdade é necessário ter vocação e gosto pela área. Quem escolhe se tornar um técnico, precisa trazer consigo características que irão ser desenvolvidas ao longo do curso, por exemplo: empatia, atenção, foco, responsabilidade, entre outras.

Mas acima de tudo isso, a pessoa precisa gostar de cuidar do próximo, porque a Enfermagem é isso, é o ato de cuidar, com amor e atenção. Não importa quem está na sua frente, você deve sempre dar 100% do seu profissionalismo.

Se você acredita que tem vocação e quer começar a traçar essa jornada, o Centro de Ensino Literatus pode te ajudar a transformar a realidade da sua vida. Estamos aqui para lhe orientar e auxiliar durante seus estudos durante o curso Técnico em Enfermagem, através de aulas práticas e teóricas, assim conseguimos preparar você para as oportunidades do mercado de trabalho.

Ainda tem dúvidas se esse curso é o certo para você? Te convido a ler os 5 motivos importantes para se fazer um curso técnico.

Venha falar conosco através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Lembre-se, se você ama cuidar do próximo, esse é o seu momento! Até mais.