Você já sonhou com o dia em que estará administrando a sua própria empresa? Trabalhando na hora escolhida por você? E o melhor de tudo, investindo no SEU negócio! Sabia que o seu sonho pode se tornar realidade? Por isso, vamos conversar sobre os principais pontos que você precisa saber para investir na sua empresa e se tornar um microempreendedor.
Para iniciar o seu projeto você deve saber qual é a sua área, e o principal, como ela se desenvolve no mercado de trabalho. Primeiro de tudo, a sua pesquisa deve ser longa e aprofundada, não esqueça que montar algo próprio não é do dia para a noite, a pressa pode ser sua pior inimiga.
Faça algumas perguntas importantes, como: eu vou investir em um ramo que já sou formado? Vou iniciar do zero um estudo sobre algo que ainda não tenho domínio? Tenho investimento suficiente para entrar no negócio?
E o principal: qual benefício a sua empresa trará para a sociedade? É uma ideia inovadora?
Não é querendo te desanimar, mas saia da visão de que empreendedor tem “vida boa”, é claro que após os anos existem benefícios incríveis para você. Mas, se tiver esse pensamento, você poderá ter frustações no início, e acabar desanimado com o seu negócio.
Praticamente nenhum projeto que é iniciado tem o retorno que imagina de primeira, existem diversas barreiras que o realizador vai enfrentar. Por isso, foco e comprometimento são fundamentais para ser um microempreendedor de sucesso.
É preciso focar no seu projeto, se você tiver atividades paralelas, provavelmente isso vai te deixar longe do seu propósito, portanto ter o foco total é a forma mais saudável e confiável de montar o que você sempre sonhou.
Leia também:
– 5 ações que irão impulsionar seus objetivos
– Expectativa de vida: como você está trabalhando para alcançar seus sonhos?
Estamos na era da tecnologia, por mais que hoje o mercado seja super competitivo, tem espaço para todo muno. Claro que se você souber como se encaixar e concretizar a sua marca. Por isso, a tecnologia é uma das suas maiores aliadas. Atualmente, você pode iniciar o seu negócio na internet, e posteriormente expandir para o presencial, de acordo com a demanda do seu produto.
Ou se preferir, é super viável ficar somente nas plataformas digitais, conhecido mais como e-commerce.
Hoje, as maiores redes sociais do mundo, como o Instagram e Facebook, já contam com o seu próprio marketplace, e lá os vendedores podem expor os seus produtos e atrair mais clientes.
Você sabia que para abrir um negócio tem que está tudo nos conformes da lei? Por isso, desde 2008 vigora o Microempreendedor Individual (MEI), que é a forma de quem trabalha por conta própria, tudo isso para que esta pessoa esteja dentro da lei e tenha a tributação reduzida.
Benefícios: você terá o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); paga apenas um valor fixo mensal equivalentes aos tributos da sua atividade; pode emitir notas fiscais; ganha direitos a benefícios previdenciários.
Quem pode ser MEI: ser maior de 18 anos de idade; o microempreendedor que faturar mais de 81 mil por ano ou proporcional aos meses trabalhados; não ter nenhum vínculo com outra empresa; ter no máximo 1 trabalhador contratado.
Caso você tenha interesse de conhecer mais sobre o MEI ou até mesmo iniciar todo o processo, é só clicar aqui.
Como já falamos acima, nenhuma jornada é bem sucedida de primeiro, e com certeza, existirão pessoas que irão diminuir e reprovar o seu trabalho, mas com a ajuda do seu foco e comprometimento você não vai deixar se abalar por tais situações.
Você sabia que nem as empresas mais ricas e conhecidas mundialmente foram bem sucedidas no início? Vou te contar algumas:
1 – Walt Disney: foi demitido por um jornal, e foi taxado como “sem ideias” e “não tem imaginação”. Logo após, iniciou diversos projetos e todos fracassaram, mas nunca se dava por satisfeito. Com isso, teve a ideia de criar a Disney, e não precisamos nem comentar o sucesso que a empresa é atualmente, né?!
2 – Soichiro Honda: o engenheiro foi rejeitado para uma vaga na empresa Toyota Motors, e passou bastante tempo desempregado, e foi quando iniciou a construção o seu império, a empresa Honda.
3 – Steven Spielberg: atualmente é um cineasta renomado, consagrado com três oscars. Mas não foi aceito nas duas faculdades que tinha se candidato quando jovem, após todo o seu sucesso, foi aceito e finalizou a sua formação.
Agora você entendeu como não pode se desanimar com o seu negócio? Você tem que ser realista e saber das probabilidades boas e ruins, e entender que isso faz parte da sua jornada.
Espero que a sua iniciativa de montar o que é seu, saia do papel e vire realidade. Te vejo na nossa próxima conversa!
Se precisar de ajuda, pode nos procurar no Facebook, Instagram ou LinkedIn, estamos aqui para ajudar.