Técnico em Nutrição x Gastrônomo: conheça a diferença

Como um bom brasileiro, com certeza você é apaixonado por comida, acertei? E se você é fã da culinária, com certeza deve ter curiosidade em aprender mais sobre ela. É nessa hora que entram várias opções de cursos, onde você pode começar a se especializar nesta área. Você sabe a diferença entre o Técnico em Nutrição e o Gastrônomo?

É hora de entender como funciona esses dois cursos, continue sua leitura conosco.

– Técnico em Nutrição: como crescer na área
– Qual curso da saúde combina com você?

Qual a diferença desses dois cursos?

O que muitos acham é que esses cursos podem acabar ensinando a mesma coisa, o que é um engano. Muitos podem não notar, mas a nutrição vem crescendo bastante nos últimos tempos. As pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender mais sobre o comportamento humano em relação à alimentação e também sobre o bom uso dos alimentos e da gastronomia. Por ter um grande leque de especializações dentro da nutrição, as pessoas acabam confundindo os profissionais que trabalham neste meio. Mas, para lhe ajudar a escolher sua futura profissão vamos abordar mais detalhadamente sobre ambos os cursos.

Técnico em Nutrição

Para quem não conhece, o Técnico em Nutrição está focado no conhecimento em saúde e gestão alimentar. É a partir dessa formação, que o profissional técnico irá atuar em diversos campos relacionados à alimentação e saúde. O curso tem a duração de 18 meses, incluindo o estágio curricular. Esse profissional assim que se forma, está apto a trabalhar em consultórios médicos, SPAs, hospitais, escolas, entre outros. Além disso, ele também pode trabalhar em ambientes de gestão alimentar, como restaurantes e cozinhas industriais.

Precisa saber cozinhar para fazer esse curso? Não necessariamente. Você não precisa ser um masterchef para poder começar esse curso, mas é uma característica que é vista como favorável. A pessoa que tem as habilidades culinárias pode se destacar ainda mais no ramo, inclusive quando sua atuação é em meio a gestão alimentar. Um Técnico em Nutrição com conhecimentos na área da gastronomia pode ter mais chances de alcançar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Gastrônomo

Agora o Gastrônomo é aquele profissional que tem conhecimento em técnicas culinárias, diferente do Técnico em Nutrição, essa pessoa atua em um ramo totalmente diferente do universo da alimentação: a gastronomia. Esse profissional é responsável por estudar a ciência das técnicas culinárias, combinações de ingredientes e o desenvolvimento de receitas que irão agradar e cativar o paladar das pessoas. Além disso, o gastrônomo também precisa apresentar habilidades de gestão alimentar, visando que muitas vezes ele pode acabar sendo o responsável por guiar o funcionamento de uma cozinha, dentro de um estabelecimento comercial.

Ter noção das duas áreas pode ser seu diferencial

Não deixe de adquirir todos os conhecimentos possíveis.

Se você é um Técnico em Nutrição, porém possui conhecimentos dentro da área gastronômica, esse pode ser o seu grande diferencial para o mercado de trabalho. Isso também vale para quem escolhe a Gastronomia. Hoje, o profissional não precisa ficar somente com a visão de seu curso e do que está em sua volta, é necessário expandir os horizontes, e quanto mais conhecimento, mais oportunidades podem aparecer para a sua vida.

Mesmo que haja uma diferença entre ambos os cursos, os profissionais dessa área podem ter atuações complementares no mercado de trabalho. Juntar os conhecimentos técnicos e práticos de cada um, pode ser excelente para os clientes ou para quem está recebendo o serviço desses profissionais. Por isso, não se limite pelo que aprende somente em sala de aula sobre o seu curso.

É o momento de sua escolha

Conseguimos te ajudar com sua escolha? Deu para entender melhor sobre essas duas áreas que são incríveis? A culinária é uma arte, e quanto se junta a técnica com a arte, com certeza o resultado é excelente. E nada impede você de começar por um curso técnico, além disso o Centro de Ensino Literatus possui o curso Técnico em Nutrição e estamos prontos para lhe receber.

Se tiver mais alguma dúvida sobre o curso, vou deixar um conteúdo completo para você entender ainda mais sobre a área: 3 motivos para fazer o curso Técnico em Nutrição.

Estamos esperando por você! Ah, e não esqueça de seguir a gente em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Tchau, tchau!