Você já deve ter pensado nos passos de como montar um currículo, não é? E provavelmente, deve ter surgido uma dúvida muito comum, e como sabemos disso? É uma questão levantada por muitas pessoas e ainda é um método intrigante .
Afinal, colocar ou não colocar foto no currículo?
É o que vamos trazer nesse bate papo, e por fim, compreender a real situação dessa polêmica sobre o assunto.
Continue nesse leitura para descobrir.
Não existe de fato algo que proíba ou que mostre ser uma regra colocar foto no currículo, por isso, para responder essa pergunta é necessário que você interprete a vaga e o que os recrutadores exigem na hora de se candidatar a vaga.
Portanto, atente-se as exigências. De forma simples e clara, coloque a sua foto se a descrição salientar esse ponto.
Outro ponto, se a sua intenção de vaga for trabalhar com a sua imagem, como um trabalho de modelo, é viável que coloque a sua foto.
Por isso, reafirmamos, você precisa entender o contexto da vaga que pretende se candidatar.
Resumindo, você pode colocar a sua foto somente quando estiver especificando nos requisitos, caso contrário, opte por não colocar a sua foto.
Tudo depende de interpretação, e como você bem sabe, cada pessoa entende uma situação de forma diferente e no seu ponto de vista.
Por isso, às vezes, colocar foto no currículo sem ter a solicitação dela na descrição, pode ser compreendida pelo recrutador como se você estivesse querendo levar vantagem por sua situação física. E no caso, tudo que deve ser avaliado na hora são as suas qualificações e competências.
Outra situação bem complicada é colocar uma foto inapropriada no seu currículo, agora você deve estar se perguntando “como seria foto certa? ”, né? Calma, vamos te ajudar.
Leia também:
-Como procurar vagas de emprego on-line?
– Qual profissão seguir?
Como falamos acima, eventualmente pode aparecer a situação que você deve colocar uma foto, e quando chegar a hora, atente-se para o ambiente que você está na foto, foque em mostrar o seu rosto de forma harmônica, ou seja, por completo. Preze por uma foto clara e de boa visibilidade.
Tente passar com a foto que você é um profissional seguro do seu trabalho e que é a escolha certa para aquela vaga. A opção mais válida, é utilizar uma foto sua especifica para o currículo, ou seja, não utilize fotos da sua rede social.
Geralmente, você já tem um estilo de currículo, e se por acaso tiver que acrescentar a sua foto, fique ligado na harmonização do documento. Por isso, ao inserir, certifique-se de que não quebrou o texto ou deixou o documento esteticamente mal apresentado.
Nesse requisito, você pode transformar o seu currículo mais apresentável, e até talvez, tirar alguma vantagem disso, por parecer mais organizado.
E agora, chegou o momento, saiba como investir em seu currículo e inicie a sua jornada no mercado de trabalho!
Se quiser continuar esse papo, fale conosco através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Espero que tenhamos te ajudado! Até mais.