Saiba os desafios de quem faz supletivo

Muitos sonham em voltar a estudar, outros acham que não têm mais idade para aprender. E, a verdade é que, mesmo com todas as dificuldades que enfrentam, cada vez mais pessoas estão abraçando o desafio de encarar a sala de aula novamente.

Você faz ideia do número de pessoas que não terminaram o Ensino Médio no Brasil? Pois saiba que eles representam 36,5% das pessoas. E é por isso que vamos entender um pouco das dificuldades e entender que é possível sim terminar os estudos.

Te indicamos a continuar a leitura e entender um pouco mais:

Como funciona a educação de jovens e adultos

Diferentemente de alunos adolescentes, os que já são adultos acumulam responsabilidades externas e situações que podem afetar o processo de aprendizagem, seja trabalho, compromissos familiares ou ambos. Os estudantes adultos normalmente estudam por opção, então você pode razoavelmente supor que a motivação intrínseca de cada um é alta. No entanto, manter esse nível de entusiasmo pode ser complicado, pois a aprendizagem dos adultos vem com seu próprio conjunto de desafios pessoais.

Quem tem um emprego em período integral, por exemplo, precisa dar conta das horas de trabalho e do tempo extra, gasto com deslocamento e atividades que são levadas para casa. Ter uma rotina organizada, conseguir ter um período livre para fazer atividades escolares e evitar o cansaço físico e mental são os principais desafios de quem precisa conciliar uma vida dupla.

Sabemos que não é fácil conciliar trabalho e estudo. Depois de um dia exigente, o cansaço bate e fica complicado encarar os livros ou fazer atividades. No entanto, esse adiamento dos compromissos acadêmicos pode resultar em um acúmulo de tarefas, assuntos para estudar e afetar o desempenho escolar. A desorganização da rotina também contribui para que deixemos o cansaço levar a melhor e a disposição vá ladeira abaixo.

Mas mesmo com as dificuldades, as pessoas estão enfrentando cada vez mais a sala de aula, em busca de um diploma, em busca de entrar no mercado de trabalho, em busca de se profissionalizar, e pra isso, precisamos estar com o Ensino Fundamental e Médio completo.

Pensando nessas dificuldades, queremos deixar uma dica valiosa de como se organizar para conseguir conciliar: fazendo um cronograma o mais fiel possível das suas semanas. Inclua o horário de todos os compromissos, atividades, deslocamentos e separe a hora de estudar. Para render mais, construa uma tabela com esses blocos de tempo. Com o trabalho, você provavelmente não tem tanta disponibilidade de horários, então é fundamental otimizar o período disponível.

Este planejamento deve ser realista e ajustado de acordo com as suas necessidades para determinadas épocas. Por exemplo, na fase das provas, dedique mais tempo às disciplinas em que tem maior dificuldade e invista em testes práticos. Por fim, é fundamental não comprometer as suas horas de descanso à noite. É nesse momento do dia que o cérebro continua a trabalhar na assimilação de tudo o que foi aprendido e estudado.

Está interessado em terminar os seus estudos? Queremos te mostrar 3 vantagens em começar um supletivo.

E ah, o Centro de Ensino Literatus oferece o EJA, Ensino Fundamental e Médio, atendendo todas as idades, com profissionais excelentes e entregando o diploma em suas mãos em até 30 dias.

Nunca é tarde para recomeçar!!!

Qualquer dúvida, entre em contato através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Corra atrás dos seus sonhos!