Quando se trata da escolha de carreira profissional, é importante traçar planos e colocá-los em prática para termos sucesso no futuro.
O planejamento é essencial para a construção de uma carreira bem sucedida. A palavra-chave, é saber aonde se quer chegar. Estipular prazos e traçar estratégias, é extremamente importante para sair na frente no mercado de trabalho.
Por isso, preparamos esse blog com 5 dicas incríveis para ajudar você planejar a gestão da sua carreira.
Mas antes de começarmos, queremos te indicar a aprender um pouco mais sobre o assunto, lendo:
– Você sabe montar um plano de carreira?
Definir um objetivo para a sua carreira e saber aonde quer chegar profissionalmente é o primeiro passo para se fazer um bom planejamento.
É fundamental ter em mente quais sãs as suas metas. Coloque no papel as metas que você pretende alcançar em um período de seis meses, um ano e cinco anos.
Essa etapa é a mais importante para aumentar as chances de sucesso, pois o cumprimento de pequenas tarefas torna esse caminho mais fácil, tendo em vista que cada meta atingida será uma pequena vitória, que o deixará mais próximo do objetivo.
O profissional moderno, não pode parar de se atualizar nunca. Conhecimento em informática e em redes sociais são obrigatórios para algumas funções. Pós-graduação, cursos de curta duração e palestras são sempre bem avaliados na hora de uma nova colocação.
Tenha consciência de que a qualificação é a chave para o sucesso. Sempre que buscar fazer cursos de atualizações ou de aprimoramentos, tenha certeza de que ele é reconhecido pelo mercado. Procure instituições de confiança, analise os cursos e os profissionais envolvidos no ensino, e busque os que terão uma melhor aplicação e aproveitamento para a sua carreira.
Ter uma boa rede de contatos pode ser o diferencial na hora de encontrar oportunidades e alcançar o reconhecimento desejado.
Estar sempre em contato com outros profissionais vai te ajudar a identificar oportunidades e ter uma visão mais ampla do que acontece no mercado. Quando pensamos em alavancar a nossa carreira, nada mais indicado que buscarmos nossa rede de contatos profissionais para compartilhar experiências e também nos mantermos atualizados do que é tendência no mercado e nas empresas.
Por isso, na gestão de carreira, o networking é um ponto que deve ser bem trabalhado, buscando não somente fazer contatos, mas manter um relacionamento com eles, para que você seja lembrado no momento em que surgirem oportunidades.
Sinta o mercado e busque desafios. Coloque o seu currículo no mercado de trabalho, não apenas como uma busca e uma nova etapa, mas também como maneira de “sentir” o que o mercado procura. Esteja aberto a novas experiências e não tenha medo de se arriscar.
Para que haja mudanças é necessário que passemos por desafios em nossa vida profissional.
Mesmo com um bom plano de carreira e buscando os seus objetivos com todas as ferramentas, é comum se deparar com dificuldades, metas não atingidas e outros problemas. Para lidar com essas fases, o profissional precisa ser persistente.
Mantenha o foco no seu objetivo e busque caminhos para continuar a jornada. Analise as falhas, tente entender o que causou o problema e trabalhe na melhoria desses pontos. Encontre outras alternativas, invista na melhora dos seus pontos fracos, enfim, crie um plano de ação para lidar com as crises.
Planejar a sua carreira é um passo e tanto, te ajuda a seguir o caminho de forma organizada, mostrando quais são suas prioridades.
Esperamos ter te ajudado a chegar mais pertinho daquilo que você planeja para o seu futuro, que será brilhante. E pensando nisso, queremos te ajudar a ter uma organização pessoal: como construir hábitos saudáveis.
Ah, e não esquece de ficar conectado comigo através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Até breve!