Normas e Regulamento


1. HORÁRIO DAS AULAS

Matutino - 7h30 às 10h45
Vespertino - 14h às 17h15
Noturno - 18h15 às 21h30
Em caso de atrasos, o aluno terá 15 minutos de tolerância. Caso o aluno tenha um motivo especifico permanente de trabalho, o mesmo deverá procurar a Coordenação Pedagógica de sua unidade.
 
2. TRANSFERENCIA/TURMA/TURNO
Só será permitida mediante a autorização da Coordenação da Central de Atendimento Digital para que não haja perdas do componente curricular e desde que haja vaga na Turma solicitada. Para a troca é necessário realizar solicitação no portal do aluno, e em anexo deverá contar documento comprobatório da necessidade de mudança (Declaração de trabalho).
 
3. TRANCAMENTO DA MATRÍCULA
Os alunos que decidirem trancar sua matrícula procurar a Coordenação Pedagógica da Sede onde estuda informando os motivos do pedido, os mesmos têm até o dia 10 de cada mês para realizar a solicitação com o mês vigente pago, caso ultrapassem essa data o mês subsequênte será cobrado. O trancamento implica no cancelamento do Contrato e conseqüente pagamento de matrícuála por ocasião do retorno à Escola, ressaltando que o valor de mensalidade aplicado por ocasião do retorno será correspondente ao aplicado à turma que o aluno irá freqüentar. A não comunicação implicará no pagamento das duas proximas parcelas a vencer.
 
4. MÉDIA E FREQUÊNCIA PARA APROVAÇÃO
Para a aprovação nos componentes curriculares o aluno deverá alcançar média 7.0 (sete) e frequência mínima de 75% no Curso. As avaliações serão realizadas através de provas, trabalhos em grupo e individual.
 
5. APRESENTAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO
O aluno faltoso deverá apresentar atestado médico no período de 48 horas após o primeiro dia da sua ausência à Coordenação Pedagógica . A não apresentação do referido documento implicará em faltas não justificadas e conseqüentemente reprovação. Caberá ao aluno verificar juntoao professor o conteúdo trabalhado a fim de minimizar o prejuízo acarretado pela ausência. Lembramos que o atestado apenas justifica a faltae não a abona.
 
6. REPROVAÇÃO
O aluno reprovado por nota ou por falta deverá cursar o componente curricular ou estágio pendente posteriormente de acordo com a disponibilidade do cronograma da Escola. O valor deverá ser pago antecipadamente e será calculado em função da carga horária da disciplina ou estágio perdido, conforme o valor da hora-aula de cada curso.
 
7. PROIBIÇÕES EM SALA DE AULA E NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
Não é permitido fumar, comer, beber, atender telefone celular, bem como deixá-lo ligado em sala de aula e comercializar produtos de qualquer natureza.
 
8. UNIFORME
O uniforme obrigatório é formado por calça jeans azul ou preta ou saia jeans azul na altura do joelho e blusa com identificação da Escola não podendo conter rasgos sendo também obrigatório o uso de sapatos fechados nas dependências da escola. A blusa ou jaleco deverão ser comprados na Escola, sendo proibido reproduções e/ou modificações na sua estrutura. As grávidas poderão usar vestido azul marinho na altura do joelho ou calça azul marinho no tecido oxford. Não é permitido usar chapéu, boné, touca ou lenço (salvo em casos de tratamento médico comprovado por laudo). É permitido o uso de casaco somente dentro da sala de aula. Não é permitido entrar e transitar com casaso por cima da farda.
 
9.UNIFORME PARA AULAS PRÁTICAS – LABORATÓRIO
O uniforme obrigatório é formado por calça branca, blusa branca (com tecido não transparente) e o jaleco deverá ser comprado na Escola, sendo proibido reproduções e/ou modificações na sua estrutura.
 
10. PAGAMENTO DA MENSALIDADE
Os alunos deverão efetuar o pagamento da mensalidade até o dia 01 (um) para contratos antigos e até o dia 05 (cinco) para contratos novos, de cada mês, através de Boleto Bancário disponiveis no portal financeiro do aluno, bem como poderá também efetivar via pix por intermédio de QR Code gerado no ato do pagamento no portal financeiro, a fim de evitarem cobranças e a inclusão do nome no SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, ou exclusão nos grupos de estágio conforme estabelecido no contrato. .
 
11. ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Os estágios serão realizados em Instituições públicas ou empresas privadas, em regime de plantões diurnos nos turnos matutino e vespertino. No caso especifico para o curso de Técnico em enfermagem o mesmo poderá ser realizado também aos finais de semana. Os horários serão avisados pela Coordenação de estagio. As disciplinas teóricas são pré-requisito para os estágios que as sucedem. 
 
12. UNIFORME PARA ESTÁGIOS
No estágio é obrigatório o uso do crachá e do uniforme adequado conforme orientação (calça comprida ou saia no joelho de cor branca, blusabranca sem decote e/ou alça, jaleco e sapato fechado branco).
 
13. MATERIAL DE USO PESSOAL PARA AULAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS
Os alunos deverão adquirir seu material pessoal para uso nas aulas práticas e estágios de acordo com a lista entregue pela coordenação e/ou professor. Para o curso de enfermagem, os alunos deverão providenciar o material coletivo a ser entregue no hospital onde o estágio será realizado.
 
14. PROVA DE 2ª CHAMADA
O aluno que não realizar a prova na data prevista deverá apresentar à Coordenação Pedagógica, até 48 horas úteis, atestado médico ou Declaração de Trabalho que justifique sua ausência, solicitando autorização da Coordenação Pedagógica para dar entrada no requerimento após ter pago a taxa de 2ª chamada e aguardar data para realização da mesma no prazo de 02 (dois) dias úteis que será informado pela Coordenação Pedagógica e/ou professor.
 
15. BIBLIOTECA
O aluno poderá utilizar os livros da Biblioteca apenas para consulta local, não sendo permitido o empréstimo dos livros. Em caso de desaparecimento dos mesmos o valor correspondente a eles será dividido pelo número de usuários, conforme a relação existente naBiblioteca no período do desaparecimento. Só será permitida a entrada de alunos na biblioteca devidamente uniformizados, inclusive fora do horário de aula.
 
16. CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO
Os alunos deverão zelar pela conservação, manutenção e higiene de todas as dependências da Escola como também dos materiais e equipamentos e da área externa, caso contrário, os danos causados aos mesmos serão repassados ao aluno ou à turma.
 
17. CRONOGRAMA
É informado aos alunos e poderá sofrer alterações de datas ou sequência das disciplinas ou estágios no decorrer do período, sem modificar a carga horária final do curso
 
18. DISCIPLINAS E ESTÁGIOS PENDENTES
Os alunos que por algum motivo não cursarem alguma das disciplinas ou estágios oferecidos na grade curricular ou forem reprovados, deverão cursá-los posteriormente desde que façam a solicitação via requerimento e paguem anteriormente o valor da hora/aula correspondente à disciplina ou ao estágio. De acordo com a disponibilidade de vaga na turma solicitada.
 
19. CIRCULAR
A Escola manterá seus alunos informados no decorrer do curso através de circular emitida mensalmente.
 
20. TRABALHO VOLUNTÁRIO
É proibido ao aluno o trabalho voluntário em Instituições de Saúde no período em que estiver cursando o Curso Técnico. Após a formatura incentivamos o voluntariado na contribuição com os serviços essenciais de nossa sociedade.
 
21. LOCAL ONDE AS AULAS SERÃO MINISTRADAS
O CENTRO DE ENSINO LITERATUS se reserva o direito de encaminhar turmas para assistirem aula teórica ou prática em qualquer uma de suas sedes (Salas de Aula) escolas conveniada, conforme a necessidade.
 
22. MATERIAL OU PERTENCES ESQUECIDOS
A Escola não se responsabiliza por materiais e pertences deixados em sala de aula ou nas demais dependências do prédio.
 
23. PENALIDADES
O aluno que não cumprir as Normas e/ou Regimento Escolar, poderá ser advertido verbalmente, por escrito, ou ter seu contrato rescindidopela Escola de acordo com a gravidade da ocorrência. Eu, (XXXX) declaro estar ciente e de acordo com as Normas de Funcionamento desta Escola, bem como o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
 


Código de Ética


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Atividades dos Setores


Relacionamento com Aluno (RA)

Setor responsável pelo acompanhamento diário das atividades pedagógicas relacionadas ao corpo discente.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Mudança de curso;
  • Transferência de turno;
  • Desbloqueio de carteirinha estudantil (SINETRAM);
  • Solicitação de disciplina pendente / Projeto acadêmico;
  • Entrega de boletos;
  • Trancamento de curso;
  • Solicitação de prova de 2ª chamada;
  • Solicitação de retorno ao curso;
  • Aproveitamento de estudos;
  • Transferência escolar;
  • Solicitação de material didático;
  • Entrega da Identidade Estudantil do Literatus;
  • Resgate dos produtos oferecidos pelo programa Literatus Mais; (Somente na Sede Pará)
  • Cancelamento de matrícula;
  • Formatura; 
  • Procure o setor de sua sede para solicitações dos serviços acima.

Qualidade de Ensino (QE)

Setor responsável pelo acompanhamento dos docentes visando a melhoria no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Auxílio pedagógico visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
  • Controle dos diários de classe.

Obs. Qualquer tipo de sugestão relacionada a qualidade de ensino deverá ser feita neste setor. 
Procure o setor de sua sede para solicitações dos serviços acima.

Coordenação de Estágio

Setor responsável pelo encaminhamento dos alunos para a realização do Estágio Curricular.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Solicitação de Estágio Pendente;
  • Solicitação de Dosímetro (curso de Radiologia);
  • Informações e Encaminhamentos para estágio extra curricular;
  • Solicitação de declaração de estágio;
  • Entrega e recebimento de Relatório Final de Estágios.

Procure o setor na sede do Literatus da rua Pará para solicitações dos serviços acima.

Secretaria

Setor responsável pela emissão de documentos acadêmicos. 

O que poderemos lhe ajudar:

  • Emissão de Declaração;
  • Emissão de Diplomas;
  • Solicitação de 2ª via de boletos.

Procure o setor na sede Literatus, Rua Pará, 165, Vieiralves – Térreo

EmpregueHabilidade

Setor responsável pelo encaminhamento e acompanhamento da empregabilidade dos alunos e egressos. O Núcleo se divide em dois programas: Programa de Acompanhamento ao Estudante e Programa de Acompanhamento ao Egresso. Os alunos são acompanhados até o final do curso e os egressos por até 2 anos após a conclusão do curso. 

O que poderemos lhe ajudar:

  • Cadastro de Currículo;
  • Palestra Coaching;
  • Palestra para Estudantes;
  • Palestra para Egressos;
  • Palestra Profissional;
  • Entrega do Cartão Literatus Mais;
  • Entrega do Cheque desconto para o Egresso;
  • Orientação Profissional;
  • Divulgação de vagas de emprego nos murais e e-mail;
  • Realização de Pesquisa de Carreira;
  • Realização de Eventos, palestras e oficinas cujo o foco seja a empregabilidade;
  • Expandir a rede de relacionamentos entre o mercado de trabalho e o Grupo Literatus Educacional;
  • Orientação sobre o desenvolvimento das habilidades comportamentais.

Procure o setor na sede Literatus, Rua Pará, 165, Vieiralves – 4º andar.

Tecnologia Educacional

Setor destinado ao acompanhamento da realização das disciplinas online e o Portal do Aluno.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Gerenciar acessos dos usuários ao portal acadêmico;
  • Gerenciar o AVA das disciplinas online;
  • Acompanha e esclarece as dúvidas dos alunos em relação ao acesso as disciplinas online.

Procure o setor na sede Literatus da Rua Pará, 165, Vieiralves - 1º andar.

Núcleo de Acompanhamento ao Aluno

Setor destinado ao acompanhamento da realização das disciplinas online e o Portal do Aluno.

O que poderemos lhe ajudar:

  • Gerenciar acessos dos usuários ao portal acadêmico;
  • Gerenciar o AVA das disciplinas online;
  • Acompanha e esclarece as dúvidas dos alunos em relação ao acesso as disciplinas online.

Procure o setor na sede Literatus da Rua Pará, 165, Vieiralves - 1º andar.