5 profissões em alta no mercado de trabalho

Escolher que profissão seguir é uma decisão e tanto. Nesse processo, o ideal é ter o máximo de informações que possam aliar autoconhecimento e dados sobre o mercado de trabalho. Assim, fica mais fácil analisar as melhores opções.

Então, que tal descobrir quais são as profissões em alta? Entender melhor as que já chamam sua atenção, considerar os caminhos mais promissores é sempre uma boa alternativa, não é mesmo?

Aproveita as informações desse post, e te convidamos também a se pesquisar mais, lendo:

Conheça os cursos técnicos com as melhores remunerações

Estética

De acordo com acrítica.com o setor de beleza e estética segue em alta na capital amazonense. A questão da vaidade passou a ter um papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas. A partir disso, não é estranho perceber que a formação em Estética e Cosmética e o mercado de trabalho na área vêm crescendo significativamente.

O profissional de estética pode está atuando nas seguintes áreas:

• Clínicas dermatológicas;
  • Spas;
  • Barbearias;
  • Academias;
  • Centro especializados em cuidados estéticos.

Em todos os casos, o profissional vai executar ou acompanhar, os procedimentos realizados no corpo ou no rosto do cliente. Esse profissional também pode ajudar o médico a realizar preparações antes e após a cirurgia em pacientes submetidos à cirurgia plástica.

Um Tecnólogo em Estética trabalhando na cidade de Manaus, AM ganha entre R$ 1.367,04 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 2.167,84, sendo que a média salarial fica em R$ 1.434,93 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Segurança do Trabalho

Segurança é um item fundamental para a prevenção de acidentes dentro de uma empresa. Há tempos que o técnico em segurança do trabalho vem ganhando destaque nas instituições e no mercado de trabalho, atraindo ainda mais profissionais. A demanda por esses profissionais cresceu muito por conta das indústrias e das construções civis.

O técnico de segurança do trabalho é um profissional que atua principalmente na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e aos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, e normas de segurança. Alguma das áreas de atuação:

• Gestão de equipes;
  • Acompanhar vistorias, perícias e auditorias;
  • Planejar e implementar modelos de segurança no trabalho.

De acordo com o Salario.com.br um Técnico em Segurança no Trabalho, trabalhando na cidade de Manaus, AM  ganha entre R$ 3.104,54 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 6.327,79, sendo que a média salarial fica em R$ 3.258,71 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Mecânica

O Técnico em Mecânica é uma das peças mais importantes da engrenagem fabril. Isso porque ele é responsável pela manutenção e correção de máquinas e equipamentos dentro de um sistema de produção.

O profissional de mecânica atua em indústrias e nas seguintes áreas:

• Automotivos;
  • Farmacêuticos;
  • Químicos;
  • Laboratórios de controle de qualidade;

Um Técnico Mecânico trabalhando na cidade de Manaus, AM ganha entre R$ 2.717,30 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 5.157,78, sendo que a média salarial fica em R$ 2.852,24 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos é indispensável para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal de contas, ele é responsável por administrar várias questões relacionadas aos colaboradores, como treinamentos, remuneração e benefícios.

O profissional ele pode está atuando nas seguintes funções:

• Analista de Recursos Humanos;
  • Analista de Treinamento e Capacitação;
  • Assistente de Departamento Pessoal;
  • Consultor de Recurso Humanos

Trabalhando na cidade de Manaus, AM ganha entre R$ 2.736,61 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 5.333,05, sendo que a média salarial fica em R$ 2.872,51 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Automação

O Técnico em Automação industrial é um profissional indispensável para atuação de determinados setores industriais. O profissional atua com o uso de sistemas automatizados de controle e supervisão dos processos industriais. As suas habilidades envolvem o gerenciamento e instalação destes sistemas, redes industriais, controladores, sensores, entre outros. Confira abaixo outras funções do técnico:

• Realiza perícia dos sistemas, equipamentos redes;
  • Emite laudo e parecer técnico em sua área de formação;
  • Realizar a instalação e manutenção de painéis elétricos e redes industriais.

Trabalhando na cidade de Manaus, AM ganha entre R$ 5.202,76 (média do piso salarial 2022 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 15.138,77, sendo que a média salarial fica em R$ 5.461,13 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Com certeza será a maior decisão para definir o seu futuro, mas não deixe de tomá-la. Leia atentamente cada profissão, e escolha aquela dos seus sonhos.

Você pode também ler quais são as Oportunidades para técnicos em 2022 e ficar por dentro de tudo.

Aqui no Grupo Literatus oferecemos todos os técnicos citados á cima, com profissionais excelentes, com aulas intensas, teóricas e práticas, ampliando ainda mais os seus conhecimentos e as suas possibilidades.

E se você tem interesse em começar um curso Técnico, estamos prontos para receber você. Não perca tempo e venha fazer parte de nossas turmas!

Não esqueça de ficar conectado conosco em nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

É hora de pensar no seu futuro!