Ensino Médio incompleto? Consequências para o mercado de trabalho

Você sabia que ter o ensino médio incompleto pode impactar significativamente suas oportunidades no mercado de trabalho? Nesta postagem, vamos falar das consequências dessa situação e oferecer dicas para quem está interessado em concluir seus estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ensino médio incompleto: quais são as consequências?

Não completar o Ensino Médio é uma situação mais comum do que se imagina – em 2022, de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2 em cada 5 brasileiros entre 25 e 64 anos de idade não tinham completado a educação básica obrigatória. Esse fato pode limitar as opções de emprego e dificultar a progressão numa carreira profissional. Muitas empresas exigem pelo menos esse nível de escolaridade como requisito mínimo para contratação, o que exclui automaticamente aqueles que não têm o diploma.

Além disso, estudos mostram que pessoas com níveis mais baixos de escolaridade têm maior probabilidade de enfrentar instabilidade no emprego, ganhar salários mais baixos e ter menos acesso a benefícios como plano de saúde e previdência privada. Isso ocorre porque a falta de qualificação formal pode ser interpretada pelas empresas como falta de habilidades básicas necessárias para desempenhar determinadas funções, criando um obstáculo para a possibilidade de assumir tarefas mais complexas e subir em uma organização.

Ensino Médio incompleto? Consequências para o mercado de trabalho

Em 2023, a taxa de desemprego caiu entre os indivíduos com Ensino Médio incompleto, de 15,3% no 3º trimestre de 2022 para 13,5% no mesmo período do ano passado, ou seja, 1,8 ponto percentual. Mas os dados do IBGE mostram que, entre aqueles que têm o diploma do Ensino Médio, o percentual de desemprego diminui para 8,6%, uma diferença considerável. E cai mais ainda entre as pessoas que têm ensino superior incompleto (8,3%) e ensino superior completo (3,5%).

Existem, ainda, estudos que relacionam o Ensino Médio incompleto ao trabalho no mercado informal, sem direitos trabalhistas e impactados diretamente pela situação da economia no país. Durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, o esvaziamento das ruas, em geral, fez minguar o trabalho para os informais. A redução ou paralisação dos serviços de abastecimento, limpeza, conservação, segurança, transportes de passageiros e de carga agravaram a situação.

Sendo assim, ter o Ensino Médio incompleto pode dificultar não apenas sua entrada no mercado de trabalho, mas também seu crescimento profissional a longo prazo.

Dicas para quem deseja concluir os estudos por meio da EJA

Se você se encontra nessa situação e deseja mudá-la, saiba que é possível reverter esse quadro por meio da Educação de Jovens e Adultos. Para aqueles que não concluíram seus estudos no prazo considerado apropriado, independentemente do motivo, a EJA oferece a oportunidade de retornar à escola e obter o diploma do Ensino Médio. Em alguns estados, a EJA pode ser feita online, facilitando o dia a dia de quem trabalha fora ou tem filhos.

Para ajudá-lo nesse processo, aqui vão algumas dicas:

1. Procure informações sobre as escolas próximas a você que oferecem EJA. Verifique os horários das aulas e os documentos necessários para matrícula.

2. Estabeleça metas realistas e crie um plano de estudo eficiente. Organize seu tempo dedicado aos estudos e busque apoio caso necessário.

3. Mantenha-se motivado! Lembre-se dos benefícios pessoais e profissionais que obterá ao concluir seus estudos.

4. Busque apoio emocional de amigos, familiares ou grupos de estudo para manter-se focado em seu objetivo.

Conclusão

Em resumo, ter o Ensino Médio incompleto pode trazer diversas consequências negativas para sua vida profissional. No entanto, é possível reverter essa situação por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma ferramenta valiosa que permite adquirir o diploma do Ensino Médio mesmo após a faixa etária considerada ideal.

Portanto, se você vive essa situação, não desanime! Busque informações sobre a EJA em sua região e dê início ao seu processo de conclusão dos estudos. Lembre-se: investir em educação é investir em si mesmo! Fique atento aos conteúdos do blog do Literatus, que é sempre atualizado com postagens e vídeos com as informações mais relevantes sobre o mercado de trabalho e o mundo dos negócios.

Confira nossos serviços e para mais conteúdos, acesse o nosso blog e fique sempre por dentro. Até a próxima!