Como fazer a transição de carreira?

Você passou anos atuando em uma profissão e de repente não se sente mais conectado com aquilo que você faz, o que fazer agora? Muitas vezes a pessoa opta por seguir adiante, mesmo infeliz em exercer suas atividades, outras simplesmente desistem e preferem dar um tempo em tudo, mas existe uma outra forma de conseguir superar e ampliar suas oportunidades. Continue sua leitura e fique por dentro do nosso conteúdo.

O que é transição de carreira?

Antes de começar a dar dicas de como planejar melhor seus novos passos, vamos te explicar o que é exatamente essa transição de carreira. Segundo uma pesquisa feita pelo consultor Fredy Machado, cerca de 90% das pessoas estão infelizes em seus trabalhos, e isso acontece devido a diversos fatores como: escolha da profissão precocemente, falta de perspectiva de crescimento na carreira, falta de propósito na função, falta de motivação. E isso tudo leva a pessoa a ficar cada vez mais infeliz no caminho em que ela escolheu.

Com isso, muita gente acaba decidindo trocar sua área de atuação, e essa é uma forma que as pessoas encontram de alcançar a realização profissional e encontrar a felicidade no trabalho, ou seja, fazendo a transição de carreira.

Agora se você tem o desejo de realizar essa transição, se ligar nas dicas que trouxemos para você.

Faça cursos

O conhecimento é uma base muito importante para que você possa ampliar sua visão em relação as oportunidades. Ou seja, você não vai querer seguir na carreira da Enfermagem, se não sabe como fazer um curativo ou não conhece os fundamentos do curso. Nesse caso, se você se identifica com aquela área, e acredita que vai colher bons frutos seguindo profissão, faça cursos para se aperfeiçoar. Procure cursos rápidos e de qualidade, assim você vai agregar mais ainda ao seu currículo e suas experiências.

Participe de voluntariados

Muitas vezes o trabalho voluntário pode acabar se tornando o nosso trabalho oficial, isso porque você sai daquela bolha e vive experiências únicas fazendo essa atividade. Se você nunca teve essa experiência e quer fazer a transição de carreira, esse é um dos meios de começar a traçar essa nova jornada. Além disso, você pode aprender mais sobre sua futura área de forma prática.

Saiba o que precisa para atuar na nova área

Talvez a formação que você tenha adquirido não vá lhe abrir portas nessa nova área, por isso pesquise! Essa é a melhor maneira de entender sobre sua nova profissão e o que você vai precisar saber e fazer para conseguir essa nova oportunidade. Então, caso seja necessário, faça uma graduação, um curso técnico, ou um de capacitação, é necessário que você fique atento aos requisitos.

Prepare-se financeiramente

Essa é a parte mais difícil, porque você vai largar uma oportunidade que já tem, para se preparar e conquistar um novo lugar no mercado de trabalho, por isso antes de tomar qualquer decisão, não seja uma pessoa precipitada! Pense em como você vai conseguir se manter nos meses em que vai se preparar e estudar mais sobre a sua nova área de interesse. Faça uma planilha de gastos e investimentos, com certeza vai lhe ajudar a se manter durante esse tempo em que você está em busca de novos horizontes.

Não vai ser fácil!

Se você acha que é um processo fácil mudar de caminho, não, não é! Porém, é satisfatório correr atrás dos seus sonhos, independente da sua idade e de onde você está. O que importa é que você seja feliz com aquilo que está fazendo, por isso não deixe que o comodismo ou o medo parem você.

Se você tem interesse em saber mais sobre assuntos da vida profissional, agora descubra como decolar sua carreira profissional.

Qualquer dúvida, entre em contato através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Boa sorte na sua nova jornada!