5 dicas indispensáveis para começar o ano letivo

Depois de curtir as férias com “sombra e água fresca”, é necessário se preparar para o retorno às aulas. O começo do ano letivo é sempre um mistério tanto para os alunos novos, quanto para o veteranos. Porém, o importante mesmo é aproveitar cada dia do ano e agregar o máximo de conhecimentos e experiências para a sua vida escolar.

Por isso, listamos algumas dicas para você começar o ano com o pé direito, tornando-se aquele aluno exemplar em sala de aula. Então prepare-se para melhorar ainda mais o seu 2019!

– Conheça os benefícios de ser um profissional técnico
– 5 motivos importantes para se fazer um curso técnico

1 – Evite acúmulos de conteúdos

Sabemos que o ano letivo mal começou e você deve ter vários conteúdos para estudar e exercícios para fazer, porém uma dica essencial e que ajuda muito na organização das atividades escolares, é não acumular conteúdo! Ou seja, depois da aula sempre dê aquela revisada no assunto em questão e não deixe para dar uma lida geral somente no final da semana. Com certeza os assuntos irão fixar de uma forma mais positiva em sua memória.

2 – Seja atento

Seja atento a todas as atividades.

As férias sempre nos deixa mais vagarosos, mas nem por isso precisamos continuar assim durante todo o ano letivo. Preste bastante atenção nos novos assuntos expostos em sala de aula, no prazo de entrega de atividades e trabalhos, e principalmente aos horários de estudo. Tente não deixar nenhum conteúdo passar “batido”, e fique atento a tudo que for apresentado para você em 2019.

3 – Faça anotações

Aquele pensamento de que você não precisa anotar nada no caderno porque vai ficar tudo na mente, é absolutamente um equívoco! Diariamente nos deparamos com diversas situações, conversas e assuntos diversos, e o nosso cérebro ao final do dia sempre está cansado e não armazena o tanto de conteúdo adquirido durante 24 horas. Por isso, pegue seu caderno durante a aula e não deixe de fazer anotações de tudo o que for agregar ainda mais conhecimento para a sua formação técnica.

4 – Não adie as atividades

Faça suas tarefas no tempo certo.

“Deixa que eu faço amanhã!”, quem nunca ouviu essa frase antes? Com certeza até você mesmo já falou ela diversas vezes. Mas isso não é muito aconselhável em seu novo ano letivo! Largue esses hábitos que lhe atrasam, passe a fazer suas atividades, trabalhos, e estude no tempo que é pra estudar. Você vai sentir uma diferença positiva durante as aulas, principalmente porque você não irá ficar mais desesperado com o prazo de entregas de trabalhos, porque tudo estará em ordem. Com certeza isso vai trazer bastante tranquilidade para sua vida, então por que não experimentar?

5 – Motivação é a palavra-chave

Não adianta começar o ano letivo sem nenhum força de vontade, por isso motive-se a fazer o seu melhor todos os dias tanto na escola, trabalho ou em casa. Ir à escola por obrigação, não agrega em nada em seu bem-estar dentro da instituição. É importante quando entendemos que estudar é concluir um objetivo e isso deve motivá-lo diariamente. Algumas vezes, o ambiente escolar passa a não ser favorável, em outras, a rotina acaba sugando as nossas energias, mas você nunca deve esquecer dos motivos pelos quais está estudando, e a partir disso, avance em direção a sua meta.

Siga sempre na direção de seus objetivos.

Acredite em você e foque nos aprendizados passados em sala, tente sugar o máximo que puder de seus professores, dos livros, e principalmente das experiências. Quando passamos a olhar a vida com certeza positividade, com certeza o ânimo e a vontade de aprender aumentam a cada dia! Não esqueça, o ano letivo mal começou e com certeza vem muita coisa nova por aí… aproveite cada segundo dessa jornada!

Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro de mais dicas como essa? Leia nossas 5 dicas incríveis para se escolher um curso técnico.

Você também pode dar dicas de temas pra gente por nossas redes sociais (Facebook e Instagram).